Campus Party 2012 - Mozilla diz o caminho para a criação de uma "internet melhor"


    Na Campus Party 2012, o primeiro funcionário da Fundação Mozilla, Chris Hofman, subiu no palco Software Live da Campus Party Brasil 2012, para contar um pouco sobre as maneiras mais ageis de contruir um futuro melhor para a internet

Chris Hofman | (Fonte da imagem: Tecmundo)
Durante o discurso Hofman disse:
"Que o grande problema da internet atual está no fato de as empresas lutarem para defender o que mais interessa a elas, não às pessoas. Por isso a Mozilla seria diferente, já que eles ouvem seus usuários. Ele contou também um pouco sobre a história da internet para mostrar como chegamos onde estamos atualmente."

O declínio do Netscape e a chegada do Firefox

Em 1996, a Netscape era detentora de quase 100% do mercado de navegadores. Quando a Microsoft lançou o Windows 98, o Internet Explorer passou a ser distribuído junto com o sistema operacional. Não demorou para que a Microsoft chegasse aos 98% de domínio de market share. Com isso, os websites passaram a ser escritos para o IE e o Netscape continuou caindo.

Mas para a Microsoft, o Internet Explorer não era um aplicativo rentável, segundo Hofmann. Por isso, os investimentos em atualizações e melhorias acabaram parando e o navegador sofreu com um atraso em relação à internet e ao desenvolvimento da rede. Foi aí que a Fundação Mozilla começou a fazer sua história.


Falta de privacidade
   Hofmann durante o seu discurso, disse que a maioria das empresa quer coletar coletivamente informações sobre quem ultiliza seus serviços. Ele disse que isso acontece porque a maioria dos desenvolvedores usam sistemas para solucionar as própria demanas, não as das pessoas que fazem as engrenagens rodarem, e por isso, o Firefox tornaria-se um navegador superior ao Google Chrome, por exemplo.

A Mozilla acredita que uma "internet melhor" só poderá ser construída quando as pessoas que a compõem tiverem liberdade de navegação, sem restrições ou rastreamentos. Para finalizar, ele voltou a dizer que julga como erradas as ações da Google e Facebook, por exemplo, que armazenam dados de navegação para rastreamento e valorização da publicidade.

Fonte: Tecmundo|Mozilla diz o caminho para a criação de uma "internet melhor"